quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dia de Festa
















PROFISSÕES na Casa de Formação em Viana, Angola.
Santomenses: Lineyd Afonso Quaresma Martins e Ghandi Soares Bandeira de Ceita;
Guineenses: Hoda Boam Curé, Marisa Na Cama e Esperança Assuntina Cabral D’Almada;
Angolana: Formosa das Dores Vata Bunga.

O retiro de preparação próxima para a nossa Consagração Religiosa foi orientado pelo Frei Valdir, OFM, missionário e membro da equipa formadora dos Frades Menores em Angola.
O tema Mudança foi acompanhado pelas figuras de Francisco e Clara de Assis. O pensamento central foi tirado da segunda carta de Clara a Inês de Praga: Não percas de vista o teu ponto de partida. Em clima de silêncio, reflexão e interiorização escutámos a voz do Senhor que nos convida ao desafio na mudança. Mudar e mudar-se requer disponibilidade e sensibilidade para uma nova criação ao serviço de Deus, da Igreja e dos irmãos, saindo de nós mesmas para abraçar o mundo. Foi-nos apresentada a Fraternidade como espaço indispensável para viver o Evangelho consagrado na trilogia da espiritualidade franciscana: Belém (pobreza, humildade), Eucaristia (doação), Cruz (obediência, compaixão, misericórdia). Na Fraternidade, lugar sagrado de acolhimento, desabrocha o sentimento de gratidão pelo dom de termos irmãs e de sermos irmãs para servir numa aliança esponsal, fraternal e maternal, desejando de todo o coração seguir Cristo.

Portanto, a consagração em Fraternidade assenta na radicalidade da filiação divina. Sendo a Fraternidade a nossa bênção e a nossa cruz, é o lugar onde somos chamadas a construir a perfeição da comunhão. A santa e perfeita obediência, ao colocar a vontade da Fraternidade acima da nossa vontade própria, torna-se o vínculo da unidade na Fraternidade.
Que alegria contemplar o raiar do dia 25 de Maio - dia festivo da nossa Consagração Religiosa.
Foi presidente da celebração Frei Ângelo José Luiz, OFM, Presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Com ele concelebraram o Vigário Geral da Diocese de Viana, Padre António Valente Pereira, SMBN, sacerdotes Franciscanos e Dehonianos que se quiseram unir à nossa festa, louvando connosco o Senhor da vocação. Toda a liturgia foi interiorizada com cânticos em Português e africanos em várias línguas e com as três procissões simbólicas em ritmo litúrgico africano: entrada, entronização da Palavra e oferendas. Ao nosso coro juntaram-se as vozes dos Frades Menores e seminaristas Dehonianos. O som do órgão, acompanhado de vários instrumentos africanos, ajudava a elevar o nosso coração até ao trono de Deus. No momento de acção de graças, expandimos a nossa gratidão à Congregação que nos acolheu e formou; aos nossos pais que nos transmitiram a fé e apoiaram a nossa decisão vocacional.

Acima de tudo e todos, rendemos graças ao nosso Bom Deus pelo dom da vida e da vocação, pelo olhar providencial que vela sobre nós e pela graça de respondermos com generosidade ao seu apelo de amor.

Terminámos o dia da nossa festa com um convívio no claustro do Noviciado, podendo abraçar as nossas colegas do inter-noviciado.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Convite!















Minha vida em suas mãos está!
É com júbilo que a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, vos convida a participar na profissão religiosa de:


Esperança Assuntina Cabral D’Almada
Formosa das Dores Vata Bunga
Gandhi soares Bandeira de Ceita
Hoda Boam Curé
Lineyd Afonso Quaresma Martins
Marisa Na Cama


que, confiadas na graça do Senhor, O desejam seguir na radicalidade do Seu modo de viver, segundo o espírito das Bem-Aventuradas, testemunhando a Hospitalidade na alegria e na simplicidade.

A Celebração Eucarística realizar-se-á no dia 25 de Maio, Rua Mama Muxima, Km 12, Vina.
Contamos com a vossa presença e oração.

Contactos:
912 323 455 / 924 653 815

Deus nos escolheu mil.